Colaliz

Quais as caraterísticas de uma boa Argamassa?

A Argamassa é um agente de aderência concentrado, que deve sempre ser diluído com água.

Geralmente o efeito principal que se obtém com a adição de Alvenaria de argamassa é a melhoria da aderência ao suporte, mas também se consegue uma argamassa mais densa e compacta e consequentemente mais impermeável e com maior plasticidade.

Quais os cuidados a ter com a superfície a rebocar?

À semelhança de uma Argamassa tradicional, o suporte deve estar saturado, isento de poeiras e gorduras, com uma temperatura moderada e em superfícies lisas. Deve ser prevista a melhoria da aderência (ex.: aplicando chapisco). Devem ser evitados rebocos em monocamada com espessuras superiores a 1,5 cm e inferiores a 1 cm.

A cor do Cimento-Cola (mais claro ou mais escuro) interfere de alguma forma na resistência que o material oferece?

Não, a coloração do Cimento-Cola muda apenas em função da matéria prima utilizada e não interfere em nada na resistência oferecida pelo produto.

Qual a melhor forma de armazenamento da Argamassa e Cimento-Cola?

1 – A Argamassa deve ser guardada em local longe de qualquer tipo de humidade (chuva, sereno, infiltração, goteiras, piso molhado, etc.);
2 – Forrar o local onde vai colocar os sacos para evitar a humidade do solo. (ex: estrado de madeira);
3 – Deve ser conservada na sua embalagem fechada até a hora de utilização;
4 – Não se deve misturar Argamassas de épocas e marcas diferentes;
5 – O pó da Argamassa não é bom para a saúde das pessoas ou animais, por isso não o guarde em lugares como quartos, canis, etc…

De forma resumida, a melhor forma de armazenamento é em local seco, afastado da parede no mínimo 30 centímetros, e sobre estrados de madeira, empilhando no máximo 10 sacos.

Qual é a validade da Argamassa/ Cimento-Cola?

O Cimento-Cola cinza ou branco, tem uma validade de 90 dias a partir da data de fabricação impressa na embalagem, observando-se as condições de conserva (local seco, sobre estrado e em pilha de, no máximo 10 sacos de altura). A utilização deve seguir o sistema PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai).